Por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), muitas empresas adaptaram suas rotinas ao home office. Mas, apesar da situação temporária, trabalhar em casa é algo cada vez mais comum no mundo, e algumas dicas podem ser muito úteis para quem busca ser mais produtivo neste momento. 

Não perca o ritmo de trabalho, leia essas dicas e descubra como se adaptar ao home office: 

1- Estabeleça horários 

O primeiro item a entender sobre como fazer home office é que não é porque você está em casa que pode trabalhar no horário que quiser, é importante que haja disciplina com horários. 

Defina um expediente, para que tenha um horário para iniciar e terminar suas funções todos os dias. Isso também ajudará a demarcar as fronteiras entre trabalho e descanso. 

É importante estabelecer horários, pois sem definição corre o grande risco de trabalhar menos e não conseguir manter a produtividade, ou, trabalhar demais. Fazer uma maratona de trabalho, com a intenção de cumprir todas as tarefas pode ser ruim pra você, fazendo com que gaste toda a sua energia num dia só e fique exausto no seguinte. 

Caso seu trabalho permita uma rotina mais flexível, procure fazer com que essa flexibilidade seja uma exceção, e não a regra. O ideal é tentar ao máximo seguir a rotina. 

2- Faça pausas 

Reserve um tempo adequado durante o dia para se afastar da tela do computador e do telefone, de preferência, vá para outro cômodo da casa. As pausas são muito importantes para a produtividade, pois você dá um momento de relaxamento para sua mente e corpo, tirando a carga de trabalho e melhorando a concentração. 

3- Cuidado com as distrações 

Se você está em quarentena com sua família, tente conversar com todos e explicar que, por mais que você esteja em casa, você está trabalhando e precisa de concentração. Sabemos que imprevistos acontecem, mas na medida do possível tente manter a rotina. 

Falando em distrações, com certeza você já parou seu trabalho para dar uma checada nas redes sociais, isso acontece com todos nós. Porém, trabalhando em casa a tentação é ainda maior e corre o risco de você se distrair demais e perder o ritmo do trabalho, por isso, tente ao máximo deixar esses momentos para os seus intervalos. 

4. Tenha um local organizado para trabalhar 

É muito importante que haja um espaço separado para você trabalhar, algo que simule ou que seja um escritório. Mantenha o ambiente organizado, isso vai te ajudar na concentração.  

Por exemplo, se sua mesa de trabalho for a mesa de jantar, tire tudo que estiver em cima dela e organize suas coisas. É importante que o ambiente que você utilize seja o mais profissional possível. 

5. Faça uma lista de tarefas 

Escrever em um papel tudo o que você precisa fazer no dia é ainda mais importante no home office. Isso evita que você acabe se distraindo com outras demandas, especialmente aquelas que não são suas.  

Na hora de fazer uma lista, a dica é colocar no topo as tarefas mais fáceis e rápidas de fazer. Assim, você já consegue eliminar várias em pouco tempo. 

6- Converse por vídeoconferência 

Em momentos como este de quarentena, onde temos que ficar isolados, não perder o contato com pessoas de fora é fundamental para manter a produtividade e sua saúde mental, organize chamadas de vídeos com seus colegas de trabalho. 

Vocês podem discutir algum projeto, alinhar alguns assuntos e conversar um pouco uns com os outros. Isso contribuirá também para lembrar a você que seu time continua unido, mesmo estando distantes fisicamente. 

7- Aproveite o tempo extra 

Apesar de algumas dificuldades, trabalhar em casa proporciona diversas vantagens. Por exemplo, o fato de sobrar mais tempo (você não precisará ir e voltar do trabalho) pode ser o que você precisava para se dedicar a mais um curso, se especializar na sua área e assim, aproveitar esse período para colher boas recompensas no futuro. 

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdo como este.